As dificuldades sempre fizeram parte da rotina do Hospital São Donato. E a transformação de cada obstáculo em um desafio a ser superado também está impressa nos 65 anos da fundação filantrópica. Junto com a comunidade, médicos e os colaboradores foi possível enfrentar períodos de cólera, H1N1 e também um dos episódios mais tristes da cidade com a queda de um prédio muito próximo em outubro de 2005. Empenho nunca faltou. E a cada novo passo, um novo horizonte ainda se revela para a instituição criada em Içara, mas de toda a região.

Era 1954 e até então, sempre que os problemas de saúde não fossem solucionados na farmácia de Juca Cardoso, os içarenses tinham que ir para Criciúma. Essa realidade começou a mudar a partir de 30 de outubro daquele mesmo ano, quando foi tomada a decisão de fundar um hospital de caridade na cidade. A inauguração ocorreu somente em 6 de agosto de 1970 junto com as festividades ao padroeiro São Donato, num momento duplamente histórico para a cidade. Após 24 anos na casa de Arthur Colle, a imagem de São Donato, trazida pelos imigrantes italianos, voltava para uma capela, construída dentro do hospital.

Até junho de 1983 o funcionamento foi realizado com o arrendamento para médicos. Além de atender, cabia a eles também fazer a administração dos recursos escassos. O controle retornou para a comunidade após a instituição de um conselho. E, a cada reformulação estatutária, novos espaços foram abertos para a sociedade civil organizada participar das decisões. Dezenas de pessoas já fizeram parte dessa história e foram eternizadas, em 2006, pelo livro À Sombra da Figueira, de Derlei Catarina De Luca.

“Manter um hospital é um desafio diário. O São Donato é uma empresa que nunca fecha e exige uma gestão cada vez mais eficaz. Nosso empenho tem sido capacitar os colaboradores, melhorar a estrutura e os processos para que os atendimentos possam ser ágeis e resolutivos. Há quem só veja problemas, mas há muitas pessoas também que contribuem para a construção de um hospital em constante evolução em prol da comunidade”, indica o presidente, Waldemar Luiz Casagrande.

Novos desafios em benefício da comunidade

Júlio César De Luca foi o primeiro administrador contratado pela fundação filantrópica, ficou até 1997 e retornou em 2014 para novos desafios até os dias atuais. Quando decidiu continuar sua trajetória no hospital, impôs como objetivo a ativação da Unidade de Terapia Intensiva. A obra foi concluída em dezembro de 2018 com o apoio de toda a diretoria e recursos garantidos pelo Governo do Estado. A UTI passou a funcionar em setembro deste ano e logo na primeira semana já chegou à lotação máxima dos 10 leitos.

“Em breve iniciaremos a ampliação do hospital para a aquisição de um tomógrafo. Com a UTI podemos agora incluir o HSD também em especialidades de alta complexidade. Trabalhamos para que a partir de 2020 já tenhamos este tipo de atendimento em ortopedia e projetamos a realização de cirurgia bariátrica. Além disso, teremos a Unesc em regime integral com o Internado de Medicina e, a partir de 2021, poderemos contar com uma ou duas residências médicas. São avanços que vão melhorar significativamente os atendimentos”, completa Júlio.

 

Conheça as entidades que fazem parte do HSD

 

Diretoria Executiva
Presidente: Waldemar Luiz Casagrande (Rotary Club)
Secretário: Rodrigo Gonçalves (Cooperaliança)
Tesoureiro: Tarcisio Lima (Lions Club)

Conselho Fiscal
Ronaldo Marcílio Caetano (Uaci)
Altair Antônio de Oliveira (Associação Espírita)
Hercílio Jair Antônio De Stefani (Sindicato Rural)

Conselho Deliberativo
Lions Club: Pedro Piazza (presidente)
ACII: Edson Cardoso (secretário)
ACII: Tatiana Pavei da Silva
CONIC: Gilberto Bitencourt
CONIC: Edson Euzébio
UACI: Lilian F. Barro
UACI: José Vilmar de Freitas
CDL: Fernando Folis Fritzen
Sindicato Rural: Tarcízio D´Agostin
Associação Espírita: Edson Alfredo Castanhetti
APAE: Iara Amandio Martinez
Cooperaliança: Evanir Calegari
Associação dos Aposentados: Antônio Valentim
FSHI: Eliete de Bona Modolon
FSHI: Fabiane da Silva Felisbino
FSHI: Patrícia Simões
FSHI: Geraldo Doneda da Silva