A Rio Deserto entregou, nesta semana, mais de 200 máscaras de proteção facial (do tipo face shield), beneficiando o Hospital São Donato (Içara), Hospital São Marcos (Nova Veneza) e secretarias de saúde dos municípios de Siderópolis e Treviso. Esses dispositivos, semelhantes às viseiras de capacetes de motociclistas, são produzidos pela Satc (Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina), aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), constituem uma barreira física e contribuem com a segurança dos profissionais da saúde em tempos de coronavírus (Covid-19).

O diretor técnico do Siecesc (Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina) e diretor administrativo e financeiro da Satc, Márcio Zanuz, explica que, aproveitando os recursos com criatividade e adaptação, a Satc conseguiu produzir as máscaras rapidamente, primeiro em impressoras 3D e, agora, em máquina injetora. Segundo ele, a expectativa é que as peças tenham grande utilidade. “A Satc continuará com outras iniciativas que atendam aos objetivos, seguindo os protocolos de saúde dos órgãos oficiais”, ressalta.

Uma ação que proporciona segurança aos profissionais de saúde

Para a gerente administrativa e de enfermagem do Hospital São Donato, Fabiane da Silva Filisbino, a ação da Rio Deserto em doar máscaras de proteção facial é um ato de extrema humanização, principalmente diante do momento difícil que o Brasil e o mundo têm enfrentado. “Mediante ao alto risco de contaminação, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) são de suma importância para o cuidado do profissional de saúde. É uma atitude que proporciona segurança aos que estão na linha de frente do atendimento”, disse.

(Texto de Vanessa Nordio, da Rio Deserto)