Na madrugada desta segunda (28/03), o Hospital São Donato fez a primeira captação de órgãos do ano. Foi feita a captação dos rins e córneas de uma paciente de 50 anos.

A equipe formada por: Josiane Leandro, Madalena Junkes, Salete Beckauser, Jossane Marques, Gizele Arboite e o médico Diogo Tamioso realizou o procedimento que começou às 1h33 e encerrou-se às 03h10.
As córneas seguiram para o banco de olhos de Criciúma e os Rins foram encaminhados para o Banco de Órgãos de Florianópolis.

O que é doação de órgãos?
Doação de órgãos é um ato nobre que pode salvar vidas. Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam. É fundamental que a população se conscientize da importância do ato de doar um órgão. Doar órgãos é doar vida.

A legislação determina que a família é a responsável por essa decisão. Isto significa, que a informação de doador ou não doador de órgãos, registrada no documento de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não tem valor legal. Mas, pode ajudar a família a saber a vontade do seu parente falecido.